PARA AGILIZAR PROCESSOS DE REGISTRO,  o SATED/RS está atendendo de forma remota pelo WhatsApp. Escritório somente para reuniões.

 

  • Setor financeiro (ANUIDADES, RENOVAÇÕES, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL) exclusivamente pelo e-mail financeiro@satedrs.org.br e WhatsApp (51) 98544-2399

 

  • Setor de registro para solicitação de registro profissional (DRT) e DÚVIDAS não respondidas na página REGISTRO PROFISSIONAL. Enviar documentação para o e-mail registro@satedrs.org.br 

 

Missão do Sindicato

 

O SATED RS procura estar sempre atento a políticas de cultura em todas as esferas públicas, seu cumprimento e adequação, diálogo com entidades patronais e busca, cada vez mais, esclarecer e conscientizar os trabalhadores - artistas e técnicos, de forma a valorizar nossas profissões.

Ao contrário do que muitos artistas pensam, especialmente aqueles em formação inicial, o SATED não serve apenas para emitir o registro profissional da classe. Fazemos muito mais do que isso. Nosso sindicato auxilia artistas e técnicos, das mais variadas funções, a regularizarem sua atuação profissional, conduzindo todo o trâmite burocrático, incluindo a certificação de capacitação profissional, para atender os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho. Os profissionais atendidos são vários, como atores, bailarinos, coreógrafos, mágicos, técnicos, circenses, etc.

Mas nossas atribuições não se encerram no momento do registro profissional. Buscamos também acompanhar nossos associados em sua atuação, visando defender os interesses da classe em processos de contratação e demissão, além de qualquer outra demanda que seja necessária no exercício da função. Qualquer artista ou técnico que se sinta prejudicado de alguma maneira, seja por remuneração inadequada, abuso de autoridade, assédio moral ou profissional, pode contar com o auxílio do nosso sindicato.

Além disso, participamos ativamente de diálogos com entidades governamentais e órgão das mais variadas classes para representar a voz de artistas e técnicos em nosso Estado. Temos, também, estabelecido parcerias com empresas e prestadores de serviços em geral para tentar oferecer cada vez mais vantagens e benefícios aos associados ao SATED/RS.

 

História do SATED RS

 

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul - SATED/RS foi criado em 1º de maio de 1987, tendo como origem a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul – APATEDERGS (existente desde de agosto de 1978), representando uma evolução.

 

Surgiu com a finalidade de congregar a classe artística e do entretenimento em torno de assuntos de seus interesses e na defesa de seus direitos, visando ao desenvolvimento profissional da categoria. Entre os anos 2000 e 2008, o SATED/RS passou a ser comandado por sucessivas juntas governativas. Figura regimental de um estatuto obsoleto, a junta governativa foi formada pela primeira vez em 15 de fevereiro de 2000, com o intuito de manter funcionando o Sindicato em virtude do desgoverno e de ação civil movida para invalidar as eleições convocadas em junho de 1997. Desta primeira junta faziam parte Dilmar Messias, Camilo de Lélis, Airton Tomazzoni, Julio Saraiva, Paulo Flores e Giba Assis Brasil. As juntas governativas eram renovadas semestralmente. Cada renovação era feita em Assembleia Geral, com divulgação regulamentada e obrigatória, quando era apresentada a prestação de contas do período anterior e colocada em votação.
As Juntas Governativas sempre foram formadas por representantes de segmentos diversificados e conhecidos no meio artístico. Entre as realizações das sucessivas juntas, destacam-se o saneamento financeiro, a aquisição de uma nova sede, a aquisição do prédio da Cia. de Arte, a recuperação de sua representatividade nos conselhos e comissões do Estado e do Município de Porto Alegre e ações em favor da manutenção da Casa do Artista Rio-Grandense, entre outras.
Em agosto de 2008, foi eleita a última Junta e em outubro do mesmo ano foi dado por extinto o processo movido contra o Sindicato. Com a aprovação do novo Estatuto da entidade, foi possível promover a tão esperada eleição, realizada no dia 16 de dezembro de 2008.